Por Andre Farrath

Eu não sei o porquê, mas sei que na Reforma Tributária pouco se fala de contadores. Na época de IRPF apesar de ser o Contador que interpreta e digere o complexo regulamento, não é o mesmo que é citado nas páginas dos jornais. Sobre Balanço só entende Contador, não adianta outros darem pitacos. Sobre medicina todos dão palpites, só o médicos sabem o porquê, na Engenharia todos analisam plantas, só engenheiros sabem e por ai vai, na advocacia, na economia, na odontologia e etc… e na Contabilidade não é diferente.

Não dá mais para ouvir imprensa falando sobre contabilidade do crime, caderneta de contabilidade, o livro de contabilidade do tráfico, o livro razão do jogo de bicho. Está ficando maçante e chato ler estas matérias, e se não bastasse, apareceu uma nova terminologia – BLOCKCHAIN – tentando colocar como livro razão. Isto tudo pra confundir mais ainda, fazendo um monte de gente cair nas pirâmides. Chegaram ao cúmulo de integralizar capital com pedra de esmeralda falsificada e o pobre do aventureiro acreditar.

Senhores, para ser um auditor, antes tem que sentar no banco da faculdade de ciências contábeis, depois regularizar o CRC e especializar-se, passar pela CVM e ainda ter o abençoado CNAI. Trocando em miúdos, antes de tudo tem que ser um Contador.

Lista de criminosos, bloquinho de arrecadação de miliciano cobrando taxa de internet gato, água mineral e tv pirata é uma coisa; contabilidade é outra completamente diferente.

As pedaladas fiscais no Governo de Dilma Rousself, mal se falou na figura do contador como ator capaz de diluir o imbróglio. O escândalo das Lojas Americanas, a tão falada operação forfait (fornecedor, banco e cliente) traduzida em risco sacado, saiu matéria de todos os lados dizendo “Fraude Contábil ”. Senhores o Código Penal em seu artigo Primeiro cita que: não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal. Como não há previsão nem no código civil e nem penal tipificando “fraude contábil”, temos que ater apenas em FRAUDE. Cito isto para salientar o modo que é colocado as coisas e como é misturado tudo e jogado num copo de liquidificador.

Analista é o meu perfil – frase dita por Bem Affleck no filme O Contador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.