Por André Farrath

DOMINIO PESSOAL

A diferença é o dono – de uma banca de pastel até uma multinacional é o dono que faz a diferença; o comandante da tropa faz uma ordem unida diferenciada e empolgante; um técnico de futebol que não tem comando no vestiário vê seu time se perder em campo e um dos segredos é buscar cada dia que passa a fórmula mais simples para resolver problemas que parecem complexos.

ATENDIMENTO

O gerenciamento do atendimento é fator primordial. Existe a antiga máxima que um cliente satisfeito fala pra 5 e o malsatisfeito fala para 10. Então nada melhor que monitorar rigorosamente o atendimento. Este monitoramento tem que ser religiosamente a todo o instante.

CULTURA

O jeito como a empresa funciona – se não tem rumo, é impossível cobrar objetivo e meta. Se você não sabe pra onde vai, certamente não chegará a lugar algum. É preciso ter uma plataforma de comunicação de fácil compreensão. É preciso ter a cultura de benefício dentro do trabalho

LIDERANÇA

O líder não é o que dá ordens. tem que ser bom maestro para a banda tocar direitinho. A diferença de líder e chefe é que enquanto o chefe guia o líder lidera.  É o líder que dá o tom, é ele que sabe como a banda toca, é ele que dá o norte ao barco.

GESTÃO

Processos padronizados e a forma como deve serem feitos. Administração do tempo e nada de correria. Delegar funções e não ser acumulador e nem centralizador de funções.   Dominar todo o processo

FINANÇAS

Não se constrói riqueza sem gestão financeira. Acompanhamento do DRE, separar a PF da PJ, acompanhamento fluxo de caixa tim tim por tim tim são requisitos básicos. O que paga conta é dinheiro, sem dinheiro a encomenda fica no Rio de Janeiro. O homem vira tudo, inclusive pode virar lobisomem, só não vira dinheiro no final do mês. Então o controle das finanças e como operar no mercado financeiro é de fundamental importância.  Não se brinca com finanças de uma empresa.

META E PRODUTIVIDADE

É um instrumento importantíssimo neste ambiente empresarial. É onde a empresa quer chegar. Então tem que traçar a linha da meta. Até no futebol tem o tiro de meta, ou seja, o jogador chuta a bola para alcançar uma meta. Se você quer perder peso, você geralmente traça uma meta de quantos quilos perderá, se você faz uma corrida também você programa os quilômetros a percorrer; então sem meta nada anda, inclusive no mundo empresarial. Então seu time deverá ter o planejamento estratégico e tático as metas e produtividades que deverão ter nos resultados mensais como: quantas ligações e quais efeitos surtiram; quantos clientes captados; quantos negócios realizados; quantos negócios prospectados; quantos de combustíveis foram economizados sem afetar a produção. Meta e produtividade fazem parte de toda equipe. A máxima é: Não basta só o talento – O talento que ganha jogos, mais um grupo de jogadores comprometido ganham campeonatos.

INOVAÇÃO

As grandes marcas não param de inovar. São horas e horas de trabalho pensando em inovação. Equipes e mais equipes discutem as estratégias para cada dia inovar mais.  Uma tendência mundial é o bem estar da equipe e pode ter certeza que a personalidade e o comportamento estão valorizados, trocando em miúdos, cuido com postagens nas redes sociais, podem te prejudicar na hora da contratação: – Veja algumas tendências das empresas.   – COCA-COLA, trabalha com orientação global e inovação na plataforma de comunicação. Ataca na cultura da diversidade e tem um departamento de novos talentos e otimização de processos. NATURA – foca no bem estar dos funcionários com o lema – “bem estar bem”.  Tem ainda o Peaple first, onde a pessoa está em primeiro lugar. GOOGLE – primeira empresa a transformar a forma de trabalho. Centrada na cultura e criou o CCO- Chief officer culture. Focada no sistema organizacional. Mesa de sinuca, sala de relaxamento e yoga são alguns itens investidos para uso do quadro pessoal.  APPLE – trabalha cultura e não foca no currículo e sim na atitude e personalidade das pessoas, inclusive com a capacidade de criar soluções para seus problemas. FACEBOOK – mira na coragem, ousadia e inovação sem parar. É inovada e seus horários são flexíveis. NETFLIX – uma gigante do streaming que mudou a forma de trabalhar. Focada na produtividade e não no relógio. NUBANK – Terceira mais inovadora da América Latina. Todas as sextas tem um food truck que estaciona na hora do almoço, também não cobra o dress code. Tem diversidade em todas as áreas e promove happy hour na sede da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.