Investir sem pagar imposto é um dos sonhos de qualquer investidor, certo? Já sabemos que alguns títulos da Renda Fixa, como LCI/LCA e CRIs e CRAs, por exemplo, não pagam o temido I.R. E se eu te dissesse que Ações de algumas empresas listadas na bolsa também não pagam Imposto de Renda?

É isso mesmo! Em meados de 2014, o Governo Federal promoveu um “pacotão” de medidas pró-mercado financeiro. Entre as medidas, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) isentou algumas Ações do pagamento de Imposto de Renda, independente do lucro obtido com elas.

Mas não é pra sempre, hein? A isenção vale até 31 de dezembro de 2023.

Confira a lista das empresas contempladas na medida:

Sinqia (SQIA3)

A Sinqia já tem mais de 20 anos de atuação em soluções de software para participantes do mercado financeiro brasileiro. Alguns podem não reconhecer a empresa, tendo em vista que se chamava Senior Solutions (SNSL3) até 2018.

General Shopping (GSHP3)

A General Shopping possui mais de 18 shoppings espalhados pelo Brasil, administrando e comercializando os empreendimentos. Também oferece serviços de administração de estacionamentos e gerenciamento de energia elétrica e água dos shoppings.

Brasil Agro (AGRO3)

A Brasil Agro atua na aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais. É uma das maiores companhias brasileiras em quantidade de terras voltadas a agropecuária.

PetroRio (PRIO3)

A PetroRio, outra a mudar de nome em 2018 (anteriormente se chamava HRT) foca na gestão e desenvolvimento de projetos para produção, exploração, comercialização e transporte de petróleo e gás natural.

CR2 (CRDE3)

A CR2 é uma incorporadora imobiliária fundada em 2006. Focando na aquisição, desenvolvimento e investimentos em imóveis, a empresa atua em vários segmentos, como residencial alta renda, baixa renda, empreendimentos comerciais e shoppings centers.

Nutriplant (NUTR3)

A Nutriplant é uma fabricante de fertilizantes agrícolas, fundada em 1979 a partir da fusão da Frit industries e da Ferro Corporation. Atualmente, detém cerca de 6% do mercado nacional do segmento.

Pomifrutas (FRTA3)

Com capacidade de produção de 40 mil toneladas por ano, a Pomifrutas produz e comercializa maças in natura e processadas, sendo uma das pioneiras desse segmento no Brasil. Até 2010, chamava-se Renar (RNAR3).

É bom lembrar que a isenção de Imposto de Renda vale somente para negociações no mercado à vista, tanto para mercado comum quanto para Day Trade.

Autor Blog da Easynvest – Corretora de Valores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.