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IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2020

Ouça a entrevista acima com André Farraht sobre o assunto.

Por: Andre Farrath

Começa  o  período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física que compreende  08 horas do dia 02 de março até às 24 horas do dia 30 de abril. Porém a antecipação de documentos é primordial, pois na reta final começam os congestionamentos de linha  além é claro de minimizar os riscos com a malha fina que já virou corriqueira neste período.

Segundo André Farrath da Ética Contábil Jurídica, o ano de  2020 traz  novidades. A mais relevante é a não dedutibilidade da contribuição patronal previdenciária do Empregado Doméstico. O contribuinte  que tem regularizado esse tipo de contratação deixa de se beneficiar de até R$ 1.251,00 do incentivo fiscal por registrar um doméstico. Gilmar Veloso da Ética Contábil Jurídica conclui que nestes tempos de informalidade contratual, parece um desestimulo ao registro de Carteira,  

Existe ainda e a necessidade do contribuinte incluir informações complementares sobre alguns tipos de bens, tais como: imóveis, veículos, aeronaves e embarcações. Além de conta corrente e aplicações financeiras.

Entenda quais são essas informações:

a. Imóveis – data de aquisição, área do imóvel, Inscrição municipal (IPTU), registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;

b. Veículo, aeronaves e embarcações – número do RENAVAM e/ou registro no correspondente órgão fiscalizador;

c. Contas correntes e aplicações financeiras CNPJ da instituição financeira.

Estão obrigados a declarar o Imposto de Renda:

– Quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70;

– Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;

– Quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital  na alienação de bens e direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

Relativamente à Atividade Rural, devem declarar:

– Quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50;

– Pretenda compensar, no ano-calendário de 2018 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2018;

– Quem teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00;

– Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nesta condição se encontrava em 31 de dezembro; ou

– Quem optou ela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital  aferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da celebração do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005.

Lembrando que não é obrigado a declarar quem não está relacionado em nenhuma das hipóteses de quem está obrigado, salvo se constar como dependente de outra pessoa física.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE

 Não há limite para as despesas com saúde. Podem ser abatidos gastos com consultas, exames, internações e planos de saúde, desde que devidamente comprovadas por recibos e notas fiscais.

Já as despesas com educação podem ser abatidas do IR somente até um certo limite. São aceitos os gastos com creches, escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior, além de cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado, especialização, técnico ou profissionalizante.

Não são aceitas as despesas com material escolar, uniformes, transporte ou alimentação. Cursos  como inglês, espanhol, balé, música ou esportes, Cursinhos preparatórios para vestibulares ou concursos também não  podem .

Adolpho Portes da Ética Contábil Jurídica , explica que por mais simples que possa parecer uma Declaração de Imposto de Renda, é necessário conhecimento contábil profundo  para as análises. A falta de conhecimento tem levado a números estrondosos de malha fina, conclui.  

Para maiores informações entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas.

BANCO CENTRAL PRESTA SALDOS DA AGENDA BC E DIVULGA AGENDA 2020/2021

O Banco Central disponibilizou no dia 9 de Janeiro os resultados da Agenda BC que foi instituída no ano passado (2019), quando foram implementadas 275 ações para estimular o crescimento da economia e melhorar o desempenho do sistema bancário. O Bacen deu atenção as iniciativas a serem tomadas a partir desses resultados, além da divulgação da agenda 2020/2021.

A maioria das medidas destacadas pelo BACEN incentiva a redução das taxas de juros, como a Selic que fechou o ano de 2019 em 4,5%. O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto também aponta o incentivo ao microcrédito, financiamento concedido a pequenos tomadores de empréstimos que investem por exemplo na abertura de um pequeno negócio. Assim, houve um aumento de limite legal de enquadramento de 200 mil para 360 mil reais, além da dispensa de visita presencial podendo ser solicitado digitalmente, e, dessa forma, medida que auxilia no fomento do microcrédito e consequentemente a competição, entrada e fortalecimento de novos entrantes, além de colocar limite em tarifas e quebra de barreiras de entrada. Consoante a outras reuniões do BACEN, as entregas foram enaltecidas dos quatro pilares da agenda: inclusão, competitividade, transparência e educação financeira.

O Cooperativismo e a Política de Crédito Rural também fazem parte da Agenda BC, o trabalho prevê ainda mais crédito para compra da casa própria, o que segundo o Banco Central, tem aquecido setor da construção civil. Um ponto a se destacar são que as Cooperativas já apresentam um crescimento superior aos bancos, e tais medidas deixam as mesmas ainda mais competitivas, o que deve afetar principalmente a competição no interior de maneira positiva.

O presidente da Instituição destacou a importância da educação financeira na vida dos brasileiros, Roberto Campos Neto aponta que ela é fundamental para reduzir a inadimplência no país: “com mais educação financeira o cliente bancário tem menos inadimplência, então é bom para os bancos, é muito bom para o cliente que com a educação financeira vai aprender a mexer melhor com seu dinheiro e aprender a priorizar os produtos financeiros de forma correta.”

Por fim, o BACEN divulgou a agenda de atuação para 2020 e 2021.

2020
Aprovação da autonomia do BC;
Aprovação do PL cambial;
Autorização de fintechs e bancos voltados ao microcrédito;
Hedge para infraestrutura – PL;
Cra (MP 897);
Modernização do mercado monetário;
Interoperabilidade de registradoras de garantias;
Protocolo de tratamento de riscos cibernéticos;
Sandbox – análise da consulta pública;
Novo benchmark para a gestão de reservas;
Crédito rural: simplificação de acesso;
Indicadores de comunicação da política monetária;
Relacionamento com investidores: rede intra-BC;
Aprender valor: Projeto piloto;
Plataforma digital de microcrédito;
Sistema Nacional de Garantias;
Modernização de instrumentos financeiros (LIG, Notas cComerciais, Fundos Imob.);
Modernização organizacional das cooperativas;
Funding infra sistema de cooperativas;
Modernização da governança das cooperativas;
Aderência da taxa Selic ao padrão IOSCO;
LFL – plano tecnológico;
Lei das Infraestruturas do Mercado Financeiro – LIMF;
Regulamentação do arranjo do sistema de pagamentos instantâneos;
Normativos do sistema de Open Banking;
Curadoria do Museu de Valores;
Aprovação da lei de Resolução Bancária;
Regulamentação do PL Cambial;
Modernização do mercado de títulos da dívida pública federal;
Ajustes finais na preparação para OCDE: Códigos;
Pagamentos Instantâneos: sistema de liquidação;
Open banking fases I e II.

2021
LFL: implantação da solução tecnológica;
Open Banking: serviços e outros dados;
Aprender valor: disponível para escolas de todo o Brasil;
Avaliação e aperfeiçoamento das mudanças promovidas no mercado monetário;
LFL: regulamentação.

eSOCIAL: COMO ATUALIZAR O NOVO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO 2020

eSOCIAL: COMO ATUALIZAR O NOVO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO 2020

A partir de 01º de janeiro de 2020 o salário mínimo sofreu  reajuste, passando a ter o valor de R$1.039,00 (um mil e trinta e nove reais). Assim os empregados domésticos que recebem o salário mínimo como forma de remuneração devem ter seus contratos reajustados no eSocial para constar o novo valor . Infelizmente a alteração não é realizada no sistema de forma automática dessa forma segue o caminho necessário dentro do eSocial para  atender a legislação trabalhista vigente:

Segue o caminho para atualizar o eSocial

  1. Seleciona “gestão dos empregados” no menu “Trabalhador” do eSocial;
  2. Clique em “Nome do Trabalhador”;
  3. Clique em “Dados Contratuais”;
  4. Clique em “Reajustar Salário”;
  5. Informe o novo valor do salário mínimo e a data do início da alteração e vigência (01/01/202);
  6. Salve todas as alterações.

Para você empregador que ainda não conseguiu alterar contate-nos para maior esclarecimento.

Saiba quais são os documentos necessários para abrir uma empresa

Saber quais são os documentos necessários para abrir uma empresa é uma das primeiras dúvidas de quem deseja empreender. Isso porque, uma das primeiras impressões que temos, aqui no Brasil é de que todos os processos são burocráticos e demorados.

Embora sejam necessários vários documentos, eles não são tão difíceis de se conseguir.

• Carteira de identidade e CPF dos sócios;

• Comprovante de endereço;

• Certificado Digital de pessoa física;

• Contrato de locação com firma reconhecida;

• IPTU;

• Fotos digitais do ponto comercial;

Simples não é? Agora você já sabe quais são os documentos necessários para abrir uma empresa. Se você quer saber mais sobre o passo a passo para este processo, a gente fez um contato especial com você através de mensagem, e-mail ou telefone para ajudar em todos os pontos! Entre em contato conosco!

Governo federal simplifica abertura de filiais interestaduais de empresas

Medida inclui também alterações no registro, transferências e extinções quando a empresa estiver situada em estado diferente da sede  

A abertura de filiais de empresas localizadas em estados diferentes da sede ficou mais simples. Além disso, está mais fácil para o cidadão realizar outras solicitações, como alterações no registro, transferências e extinções em âmbito interestadual nas juntas comerciais de todo o país.

Agora, com a integração digital das juntas comerciais, basta realizar o pedido no estado onde se localiza a sede da empresa. Assim, a pessoa não precisa mais se deslocar fisicamente em mais de uma unidade federativa (estado e/ou Distrito Federal) para obter a aprovação de seu pedido de registro, por exemplo. Esse era um fator tido como entrave para novos empreendimentos empresariais.

“Uma das prioridades da Secretaria de Governo Digital é agilizar o registro de empresas. Para tanto, foi essencial integrar digitalmente todas as juntas comerciais”, ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

Os sistemas de registro e legalização de empresas já estão prontos para essa novidade desde o dia 14 de outubro. Até então, para abrir, alterar, transferir ou extinguir uma filial localizada em outro estado ou no Distrito Federal, o cidadão precisava solicitar o registro na junta comercial na qual estava localizada a sede e também na junta comercial da unidade federativa da filial. Agora já é possível a troca de dados, de forma eletrônica, entre todas as juntas comerciais envolvidas no processo.

Equipes do Ministério da Economia trabalham desde janeiro para a integração de dados entre órgãos da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O procedimento foi regulamentado com a Instrução Normativa nº 66, publicada em 7 de agosto deste ano. Além da redução dos prazos de registro, os usuários dos serviços se beneficiam com a diminuição de custos, na medida em que não precisam se deslocar por mais de um estado nem ingressar por meio de processos distintos. 

Fonte: Ministério da Economia

Monte seu planejamento financeiro e comece a investir

Sabia que, ao montar um plano financeiro, você dá o primeiro passo para mudar positivamente a situação das suas finanças? Um bom planejamento serve para visualizar e entender o modo como você está lidando com o seu dinheiro — o que ajuda muito a definir e realizar objetivos e sonhos.

Há quem acredite que somente com um salário alto é capaz de conquistar aquilo que deseja. Entretanto, de nada adianta receber uma grande quantia todo mês se você se descontrola nos gastos e não sabe para onde seu dinheiro está indo.

Para ajudá-lo a montar um planejamento financeiro, listamos algumas dicas práticas. Confira e prepare-se para colocá-las em prática em 2020.

Entenda a sua situação financeira

Cada um tem sua forma de consumir e organizar o próprio dinheiro. Por isso, antes de montar seu plano, é importante entender sua situação financeira. Você é do tipo que consegue poupar uma quantia todo mês ou que não aguenta ver dinheiro na conta e sai gastando?

Seja muito sincero na hora de identificar seu perfil, pois, para montar um bom plano financeiro, é preciso entender o modo como você lida com o seu dinheiro. Anote em um papel se tem reserva de emergência, dívidas ou se gasta mais do que ganha.

Liste seus objetivos

O que você gostaria de realizar com o seu dinheiro e não consegue? Esse é o momento de elaborar uma lista com os seus objetivos. Coloque em um papel ou planilha financeira seus sonhos, desejos e o que gostaria de materializar com o que ganha.

Visualizar os objetivos escritos tem um impacto psicológico muito positivo, pois evita esquecimentos ou mudanças feitas de maneira inconsciente. Além disso, é possível revisá-los frequentemente.

Acompanhe suas despesas e receitas

Agora é a hora da verdade! Seu plano depende também do acompanhamento das despesas e receitas. Isso deve ser feito constantemente para identificar para onde seu dinheiro está indo.

Quanto mais você controla despesas e receitas, menos conta com a sorte para alcançar seus objetivos. Esse controle pode ser feito em uma agenda financeira impressa, como o Kakebo, por um aplicativo no celular, programa no computador ou planilha. Escolha suas armas!

Repense o modo como gasta seu dinheiro

plano financeiro
Fazer um plano financeiro lhe ajuda a identificar gastos desnecessários e ter noção do seu perfil de consumidor.

Depois que você passa a acompanhar despesas e receitas, adquire uma nova visão sobre a maneira como gasta o seu dinheiro. Dependendo do nível de controle, será possível ver, por categorias, aquilo que acumula mais gastos.

Essa é a oportunidade ideal para repensar suas atitudes. Será que determinadas compras realmente precisam ser feitas? Aquela mensalidade do app que você paga e não usa não serviria para ajudar a guardar mais dinheiro? Observe seu plano financeiro tomando forma.

Aprenda a lidar com o cartão de crédito

Um dos maiores vilões da realização de sonhos e cumprimento de objetivos é o cartão de crédito. Sozinho, ele não faz mal algum. O problema é não saber lidar com esse pequeno pedaço de plástico com um chip dentro.

O cartão de crédito é um empréstimo que o banco faz e que está à sua disposição. Se você usa muito e compromete todo o seu salário, está fazendo isso da forma errada — por mais que esteja ganhando pontos. O ideal é que a fatura jamais ultrapasse 30% da sua renda.

Revise seus objetivos mensalmente

Você pode melhorar constantemente para alcançar seus objetivos de maneira mais rápida e sem tanto esforço. Para isso, é importante revisá-los mensalmente. Se um dos objetivos é gastar menos, alguma despesa precisará ser cortada.

Quando você alcança um alto nível de controle e economia, pode até aumentar o tamanho dos seus sonhos. Sendo assim, essa revisão dá a flexibilidade necessária para apertar o cinto dos gastos ou deixá-lo mais frouxo.

Viva de acordo com suas possibilidades

Acredite: você não precisa viver de aparência. Muita gente gasta mais do que ganha por sentir a necessidade de provar que tem uma boa vida para si e os outros — o que leva ao descontrole financeiro. Ninguém precisa saber quanto você ganha.

Viva de acordo com o que o seu dinheiro lhe possibilita e não tenha medo ou vergonha de economizar quando for necessário. Muitos gastos são feitos por impulso e, frequentemente, criamos necessidades que não temos. O planejamento financeiro é um ótimo incentivo para vencer esse mau hábito.

Invista para fazer seu dinheiro render

Só poupar não resolve. Para acelerar a realização dos sonhos e objetivos, é possível fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você. Investimentos são capazes de ajudá-lo nesse sentido e, quanto antes obtiver informações sobre eles, melhor.

É importante saber qual o seu perfil de investidor para escolher as opções adequadas de investimento. Alinhando essa informação, à quantidade de dinheiro que tem para investir e seus objetivos financeiros, você estará pronto para dar novos passos.

Com um plano financeiro, 2020 será um ano repleto de conquistas obtidas por meio de uma organização prática e eficaz. E não esqueça de investir seu dinheiro e fazer com que ele renda ainda mais!

Invista em Ações sem pagar Imposto de Renda

Investir sem pagar imposto é um dos sonhos de qualquer investidor, certo? Já sabemos que alguns títulos da Renda Fixa, como LCI/LCA e CRIs e CRAs, por exemplo, não pagam o temido I.R. E se eu te dissesse que Ações de algumas empresas listadas na bolsa também não pagam Imposto de Renda?

É isso mesmo! Em meados de 2014, o Governo Federal promoveu um “pacotão” de medidas pró-mercado financeiro. Entre as medidas, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) isentou algumas Ações do pagamento de Imposto de Renda, independente do lucro obtido com elas.

Mas não é pra sempre, hein? A isenção vale até 31 de dezembro de 2023.

Confira a lista das empresas contempladas na medida:

Sinqia (SQIA3)

A Sinqia já tem mais de 20 anos de atuação em soluções de software para participantes do mercado financeiro brasileiro. Alguns podem não reconhecer a empresa, tendo em vista que se chamava Senior Solutions (SNSL3) até 2018.

General Shopping (GSHP3)

A General Shopping possui mais de 18 shoppings espalhados pelo Brasil, administrando e comercializando os empreendimentos. Também oferece serviços de administração de estacionamentos e gerenciamento de energia elétrica e água dos shoppings.

Brasil Agro (AGRO3)

A Brasil Agro atua na aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais. É uma das maiores companhias brasileiras em quantidade de terras voltadas a agropecuária.

PetroRio (PRIO3)

A PetroRio, outra a mudar de nome em 2018 (anteriormente se chamava HRT) foca na gestão e desenvolvimento de projetos para produção, exploração, comercialização e transporte de petróleo e gás natural.

CR2 (CRDE3)

A CR2 é uma incorporadora imobiliária fundada em 2006. Focando na aquisição, desenvolvimento e investimentos em imóveis, a empresa atua em vários segmentos, como residencial alta renda, baixa renda, empreendimentos comerciais e shoppings centers.

Nutriplant (NUTR3)

A Nutriplant é uma fabricante de fertilizantes agrícolas, fundada em 1979 a partir da fusão da Frit industries e da Ferro Corporation. Atualmente, detém cerca de 6% do mercado nacional do segmento.

Pomifrutas (FRTA3)

Com capacidade de produção de 40 mil toneladas por ano, a Pomifrutas produz e comercializa maças in natura e processadas, sendo uma das pioneiras desse segmento no Brasil. Até 2010, chamava-se Renar (RNAR3).

É bom lembrar que a isenção de Imposto de Renda vale somente para negociações no mercado à vista, tanto para mercado comum quanto para Day Trade.

Autor Blog da Easynvest – Corretora de Valores